
A ANTROPOLOGIA DA CRIANÇA E DA JUVENTUDE
2º Atividade
Texto 02: Antropologia da Criança, de Clarice Cohn
Texto 03: Importância da Cultura na Formação Identitária da Juventude, de Isaac A. da Silva
Desenvolvi um comentário sobre o texto de Clarice Cohn em que percebi que a autora exprime os conceitos de criança e de infância naturalmente, mas esse universo esconde inúmeras complexidades. Ao mostrar como diferentes culturas lidam com a criança, o texto relativista nosso entendimento sobre o tema e debate o papel da antropologia nesse campo de estudos, apontando seus limites e as contribuições que tem a oferecer.
Clarice Cohn apresenta em “Antropologia da Criança” inúmeros motivos para causar vários questionamentos sobre essa opção, mostrando que, a partir de um contexto da literatura apresentada, mais isso é uma forma não apenas de conseguir um novo olhar para a antropológica sobre a criança, mas também encontrar, de varias maneiras trechos da história da disciplina, destaques reveladores sobre o tema.
De certa maneira, quando tratamos ou falamos sobre o mundo da criança, sempre se tem certo incômodo gerado principalmente para a antropologia. Por esbarrar em diversos problemas que dizem respeito a mecanismos cognitivos e ciclos de desenvolvimento supostamente universais, este assunto muitas vezes foi tratado pela psicologia e pelas as ciências da educação.
Foi muito interessante ter tido a chance de ter lido esses textos tão inovadores, cheios de impressões reflexivas, repletos de centralidade.
Clarice Cohn apresenta em “Antropologia da Criança” inúmeros motivos para causar vários questionamentos sobre essa opção, mostrando que, a partir de um contexto da literatura apresentada, mais isso é uma forma não apenas de conseguir um novo olhar para a antropológica sobre a criança, mas também encontrar, de varias maneiras trechos da história da disciplina, destaques reveladores sobre o tema.
De certa maneira, quando tratamos ou falamos sobre o mundo da criança, sempre se tem certo incômodo gerado principalmente para a antropologia. Por esbarrar em diversos problemas que dizem respeito a mecanismos cognitivos e ciclos de desenvolvimento supostamente universais, este assunto muitas vezes foi tratado pela psicologia e pelas as ciências da educação.
Foi muito interessante ter tido a chance de ter lido esses textos tão inovadores, cheios de impressões reflexivas, repletos de centralidade.
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