A CRIANÇA, O JOVEM, A ESCOLA E O PROCESSO DE ENDOCULTURAÇÃO
O nosso grande engano está em acreditarmos que seja possível saber intelectualmente algo sem compreender de maneira existencial o seu sentido e, pior ainda, sem havermos aprendido a sentir o que sabemos e devemos compreender.
Antonio Gramsci apud Carlos R. Brandão (A educação como cultura. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1985. pp. 15-28)
Texto 04: Tempos e Espaços das Infâncias, de Ana Cristina Coll Delgado & Fernanda Muller
Texto 05: A Escola como Espaço Sócio-Cultural, de Juarez Tarcisio Dayrell
Texto 06. Educar para a diferença, de Rosângela Azevedo Corrêa
Texto 07. O respeito às diferenças: um caminho rumo à paz, de Rita de Cássia Dias Pereira de Jesus
Escolhir o texto de A Escola como Espaço Sócio-Cultural de Juarez Tarcisio Dayrell
Percebi que o texto nos remete a refletir que a escola deve ter um papel sócio cultural, favorável onde seja enraizado o lado humanizador e socializador, além de desenvolver habilidades que permitam a construção do conhecimento e dos valores principais à conquista da cidadania plena.
O olhar de cada aluno no primeiro impacto da escola é um olhar criativo, sonhador, repleto ansiedade do descobrimento do novo, muitas vezes vem junto o estranhamento.
Cada aluno é ser unificado e tem seu próprio ritmo de aprendizagem c
oncentrado nas suas experiências anteriores e externas à escola. A escola é o centro de unificação dessas vivências de alunos e professores e da discussão acerca de temas de interesse comum a todos.
Inúmeras escolas ainda elegem a aprendizagem no racional e usam como critério de avaliação dos alunos, onde buscam por quantidade mais até do que qualidade, recheada de respostas padrão, sincronizadas ,onde ocultam o valor do erro. Estão, ainda, baseadas na exposição oral, na repetição, memorização. Preparam o aluno sempre pensando num futuro, que pode ser a próxima série a ser cursada, ou nível de escolaridade posterior e finalmente para o vestibular.
Percebi que o texto nos remete a refletir que a escola deve ter um papel sócio cultural, favorável onde seja enraizado o lado humanizador e socializador, além de desenvolver habilidades que permitam a construção do conhecimento e dos valores principais à conquista da cidadania plena.
O olhar de cada aluno no primeiro impacto da escola é um olhar criativo, sonhador, repleto ansiedade do descobrimento do novo, muitas vezes vem junto o estranhamento.
Cada aluno é ser unificado e tem seu próprio ritmo de aprendizagem c
Inúmeras escolas ainda elegem a aprendizagem no racional e usam como critério de avaliação dos alunos, onde buscam por quantidade mais até do que qualidade, recheada de respostas padrão, sincronizadas ,onde ocultam o valor do erro. Estão, ainda, baseadas na exposição oral, na repetição, memorização. Preparam o aluno sempre pensando num futuro, que pode ser a próxima série a ser cursada, ou nível de escolaridade posterior e finalmente para o vestibular.
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